sexta-feira, 3 de abril de 2009

Karma: uma Lei natural



É possível modificar nosso próprio destino. Modificando-se a causa modifica-se o efeito, mas é preciso que as pessoas compreendam o que significa a palavra "Karma". Toda causa se transforma em efeito e todo efeito se transforma em causa novamente, ou seja, ação e reação. Foi nos dada liberdade e livre escolha e podemos fazer o que quisermos. Qualquer ato de nossa vida, "bom" ou "mau", tem consequências.

O Karma é lei de compensação, não de vingança. Há quem confunda essa lei naturalista com determinismo ou com fatalismo. É verdade que os atos humanos determinam nossa herança, a educação e o meio. Mas também é verdade que o homem tem o livre arbítrio e pode modificar seus atos, educar seu caráter, formar hábitos superiores, combater debilidades e fortalecer virtudes.

Em uma simples fecundação a partir de uma "pequena" ação, gera uma "grande" reação. Que muda o percurso de nossas vidas.

4 comentários:

  1. Legal, você vai postar. Quero saber as opiniões de um teórico-prático como você! hehe
    Kiss!

    ResponderExcluir
  2. Como yôginí você é a própria síntese deste debate dialético.
    Deixo uma dica para sua pesquisa bibliográfica:
    Robert G. Ingersoll (1833-1899) foi um livre pensador americano do século XIX, um orador e líder político norte-americano, notável por sua cultura e defesa do agnosticismo.
    "Na natureza não existem recompensas nem castigos. Existem conseqüências."

    ResponderExcluir
  3. Por isso que é legal ser tranquilo e procurar energia positiva em tudo. Ver sempre o lado bom e não deixar o mal transcender!
    É viver a vida com o que ela oferece de bom.
    Nem precisa entrar muito na filosofia ou qqr outra concepção teórica...
    bjs kaka!!!

    PEACE AND LOVE

    LU

    ResponderExcluir
  4. Gostei de ler isso. Mas às vezes me parece difícil cumprir seguindo a teoria do "positivismo". Bjs daqui.

    ResponderExcluir